O vereador JK, de Santarém, ficou conhecido na cidade ao conseguir ser eleito com uma promessa gerou surpresa na população: A de doar 100% de seu salário para o povo. No entanto, nossa redação tomou conhecimento de que a promessa do parlamentar não vem sendo cumprida há algum tempo, e que ele vem embolsando o seu salário por completo.
Quando JK tomou posse de seu mandato, em 1º de Janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores, ele declarou que iria doar todo o seu salário para instituições da cidade que prestassem algum serviço à população. No dia 28 de setembro daquele ano, ele chegou a registrar uma escritura pública, se comprometendo a fazer essas doações enquanto fosse vereador.
No começo, JK chegou a prestar contas de doações para duas instituições da cidade. Porém, após essas ações iniciais, o parlamentar simplesmente parou de prestar contas sobre o seu salário, o que gerou muita desconfiança da população santarena.
Atualmente, o dinheiro de JK não chega mais em nenhuma ONG, ou instituição beneficente da região e a própria população já reconhece que ele parou de doar o seu salário, deixando de lado completamente a sua promessa de campanha.
De acordo com o Portal da Transparência, o salário atual de JK ultrapassa 14 mil, bem maior do que quando ele iniciou seu mandato, quando era R$ 11.598,36. Será que o aumento de salário deixou JK ganancioso?
Agora que é pré-candidato, JK não fala mais nada sobre doação, em “dar exemplo” como ele prometia em 2020. O novo discurso do vereador é apenas o de se reeleger para continuar no poder e inventar mais promessas mirabolantes e tão vazias quanto a de doar todo o seu salário.