Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito no Tapajós, realizaram uma operação no último fim de semana que resultou na apreensão de diversas mercadorias com irregularidades, no rio Amazonas, próximo à cidade de Juruti, no Baixo Amazonas. A carga total confiscada foi avaliada em R$ 1.047.272,08.
Durante a fiscalização, foram apreendidos 3.700 m³ de madeira em tora, que estava sendo transportada de Juruti para Moju, no nordeste do Pará, sem a emissão do Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas. Além disso, foram retidos 1.500 m³ de brita, que saíram de Santarém com destino a Parintins, no Amazonas, devido à ausência de nota fiscal e do documento de transporte necessário.
O coordenador da unidade da Sefa, Maycon Freitas, informou ainda que 1.100 toneladas de calcário, que estavam sendo transportadas de Santarém para Manaus, também foram apreendidas por falta do Conhecimento de Transporte Aquaviário. No total, foram lavrados cinco Termos de Apreensão e Depósito (TADs), somando R$ 294.159,10, referentes a impostos e multas pela irregularidade no transporte.